sexta-feira, janeiro 22, 2010

Condecorações


Ontem, ao final da tarde, procedi à entrega das insígnias da Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique ao Dr. José António Ribeiro Monteiro, uma personalidade portuguesa, residente em Paris, que se destacou na área académica e empresarial e cujo perfil profissional e pessoal foi considerado pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, como merecedor de destaque e de distinção pelo Estado. Um condecoração merecida e justa, que ressoa o lema histórico do Infante: "talent de bien faire".

Cada vez acho mais importante que este tipo de reconhecimento do Estado português seja feito com grande rigor e com fortes critérios seletivos, a fim de ficar garantido, na memória comum, que o gesto tem significado e não constitui um mero sinal de natureza protocolar. As condecoração são, de certo modo, a forma contemporânea de nobilitação. Devem, por essa razão, corresponder a uma leitura muito ponderada das qualidades daqueles a quem são atribuídas e, muito em especial, da contribuição por eles dada ao prestígio da comunidade que os distingue.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também me apeteceu Condecorar


Ontem em Viseu na aula Magna do Instituto Politécnico num congresso de Enfermeiros de Reabilitação, um Palestrante Representante e membro do Instituto Nacional de Reabilitação

Dizia:

Aprendi;
A Ver com invisuais
A Ouvir e Escutar com Surdos
A Pensar com Pessoas com défices cognitivos
A falar com Pessoas mudas...

"É inadmissível qualquer profissional de saúde não saber a língua Gestual"

Um testemunho paralisante de um Sr. Engenheiro e Enólogo que vive com a tetraplegia decorrente de uma fractura de C5(Quinta vértebra cervical)...

Os Melhores cuidadores Profissionais de saúde cuidam com Amor...
A minha maior e primeira incapacidade é sentir Frio...
A atitude mais discriminatória que senti, foi numa pastelaria na minha presença perguntarem ao meu irmão que bolo Eu queria...

Não consigo ... mexer-me e tenho que ser posicionado de noite de duas em duas horas para prevenir ulceras de pressão... A Minha Mulher, minha cuidadora denota muitas vezes exaustão e sinais de Burnout...

"Talent de bien faire".
Também gerador de sequelas...

Talvez a mais justa condecoração...
Isabel Seixas

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...