segunda-feira, abril 13, 2015

Memorabilia diplomatica (XXV) - Ártico


Dormir num saco-cama, assente numa placa de esferovite diretamente pousada sobre o gelo, numa tenda militar, bem a norte do Círculo Polar Ártico, com uma temperatura exterior de cerca de 25º negativos, é uma experiência para a qual se exige uma certa coragem. A verdade é que a tenda tinha no centro uma espécie de aquecedor, com uma chaminé que saía pelo tecto. E, no seu interior, valha a verdade, a temperatura estava bem acima dos números de fora. Mesmo assim...

Estávamos num campo de treino da NATO, organizado pelas tropas norueguesas, em 1980. O dia fora longo e eu partilhava o espaço com dois colegas, um belga e um turco. Chegados à nossa tenda, enfiei-me logo no meu saco-cama, saquei de uma lanterna de bolso, que prudentemente levara comigo, e pus-me a ler o "Herald Tribune", nesse dia trazido de Oslo. Acompanhava-me uma pequena garrafa metálica com um belo whisky de malte, em cuja tampa, com esmero, coloquei algum gelo que raspei do chão. As recomendações NATO tinham sido estritas - nada de alcool! -, mas achei que uma pequena excepção podia ser admissível para o civil inverterado que eu era. E nem a proximidade do Pólo Norte tinha o condão de me afastar de alguns comezinhos prazeres mais cosmopolitas...

Notei que o meu amigo belga adormeceu logo e estranhei ver o turco a tentar fazê-lo fora do saco-cama. Disse-me que estava com calor e que ficaria bem assim...

Acabadas a minha dose de whisky e a leitura, adormeci também. Acordei, creio que cerca de uma hora depois, alertado pelo belga. O nosso colega turco, imprudente, ao ter-se deixado dormir fora do saco-cama, estava agora enregelado, sentia-se mal e não conseguia aquecer, nem sequer aproximando-se do aquecedor.

Que se podia fazer? Sair da tenda, à procura de ajuda, na gélida e ventosa noite ártica, era quase suicida. Adiantei uma ideia: porque não bebia o nosso amigo turco um bom trago do meu whisky? Seguramente que isso poderia ter um efeito-choque, ajudando à sua recuperação. O belga concordou que era uma boa sugestão. E é aí que o turco nos surpreende: "não posso beber álcool. Sou muçulmano". E continuava a tremer de frio.

Com diplomacia e poder argumentatório - estávamos entre diplomatas - tentámos convencê-lo de que os ditames religiosos, com toda a certeza, eram passíveis de uma pontual derrogação quando estava em causa a salvação de uma vida. O whisky podia assim ser considerado, no caso vertente, como um mero medicamento - "embora bem mais saboroso do que é habitual", lembro-me de ter pensado.
 
O turco, já um pouco em pânico, acabou por concordar em seguir a opção que lhe era oferecida: bebeu uma boa dose do meu velho malte e até repetiu... E lá aqueceu, como previsto, conseguindo dormir.

Pergunto-me, até hoje, se a minha leitura das regras religiosas muçulmanas esteve ou não correta. E será que me posso considerar culpado se acaso o meu amigo turco, por via da minha sugestão, mudou de hábitos de vida?
 
(Reedição de historietas da diplomacia por aqui já publicadas)

6 comentários:

Portugalredecouvertes disse...

acho que fez bem porque em geral as religiões também "castigam" o suicídio!
então castigo por castigo...

Luís Lavoura disse...

Eu diria que beber álcool em tais temperaturas é perigoso. É que o álcool aquece primeiro, mas passadas uma ou duas horas faz arrefecer fortemento o corpo...

Anónimo disse...

Bem pior se o turco quando chegar ao inferno disser que a culpa é sua, e da sua diplomática argumentação...

Fernando Frazão disse...

Cerca de vinte anos atrás fui passar férias a Agadir. Tendo noção das regras muni-me de duas garrafas de Glenfidich na Free Shop em Lisboa.
No voo de Casablanca para Agadir fiquei sentado ao lado de um marroquino. Quando veio o serviço a bordo eu pedi uma lata de soda e ele pediu uma de coca cola.
Dei um golo generoso, peguei na garrafa que estava aos meus pés e enchi a lata com o whisky.
Passado algum tempo o árabe perguntou-me se podia beber um pouco.
Respondi que sim e enchi-lhe a lata.
Agradeceu-me e eu perguntei de imediato se ele era muçulmano e se não era suposto não beber álcool.
Resposta imediata:
Sim, mas nós pecamos muito(!) e disse-me mais, se numa discoteca ou bar em Agadir estiver um grupo sentado à volta de uma mesa com um bule e chávenas, o mais provável era que lá dentro não estivesse chá...
Fiquei com um amigo e ainda hoje (mais de vinte anos depois) trocamos postais nos aniversários.

patricio branco disse...

verdade então que aquece e conforta nas noites frias...

Bartolomeu disse...

Já não bastava ao turco carregar o estigma do genocídio do povo arménio, ainda lhe acrescentou mais essa culpa.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...